PUBLICAÇÕES RECENTES

COVID-19

Mapeamento dos casos acumulados de Covid-19 nos bairros de Fortaleza-CE


Em meio a pandemia de Covid-19, Fortaleza-CE se destaca pelo aumento significativo no número de casos confirmados. Tendo em vista a necessidade de identificar os locais mais acometidos pela doença, facilitando a tomada de medidas de prevenção, objetiva-se espacializar os casos acumulados semanalmente nos bairros de Fortaleza, utilizando-se dados da plataforma de transparência da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará – IntegraSus.

Os dados dos casos positivos são organizados em tabela Excel por data de inicio dos sintomas da doença. Na ausência desta data, são utilizadas como referência as datas de solicitação do exame ou de resultado do exame. Com isto, os casos iniciam-se no mês de janeiro de 2020. Foram elaborados mapas para o mês de janeiro e fevereiro, meses com número de casos isolados nos bairros, e a partir de março o mapeamento passou a ser semanal, tendo em vista o crescimento acelerado no número de casos. 

Alguns casos com diagnóstico positivo são registrados sem datas e bairros correspondentes, impossibilitando a contabilização nos mapas aqui apresentados. Destaca-se a necessidade de aprimoramento dos registros desses dados de casos diagnosticados fornecidos pela plataforma de transparência, a qual encontra-se em atualização constante.

Obs.: Os mapas são atualizados semanalmente.


Pesquisa Participativa para o Mapeamento do Covid-19 nos bairros de Fortaleza – CE e Região Metropolitana 


A pesquisa tem por objetivo realizar mapeamento participativo dos casos suspeitos e confirmados de COVID-19 no município de Fortaleza-CE, a partir das opiniões expostas por seus moradores, obtidas por meio do preenchimento de questionário. 

Ressalta-se que não são solicitados dados pessoais e que os resultados da pesquisa terão tratamento ético adequado, conforme a legislação vigente.

Esta é uma iniciativa do Laboratório de Geoprocessamento e Cartografia Social (Labocart) e do Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos (Laboclima) do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), com financiamento das bolsas de graduação da Pró-Reitoria de Graduação e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Coordenadoras da Pesquisa: Profa. Dra. Adryane Gorayeb e Profa. Dra. Maria Elisa Zanella.

Link para acesso de mapas e resultados da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário